20-04-2022

Dia Mundial da Criatividade e da Inovação

21 de abril

A Inovação é cada vez mais determinante na vida de uma organização que tem como objetivos o crescimento assente nos pilares da sustentabilidade e liderar as transformações sociais necessárias para uma alteração dos comportamentos de mobilidade que assegurem o futuro das gerações vindouras.

A CP é esta organização.

Simples, intuitivo, económico, confortável e com baixo impacto ambiental, são alguns dos atributos que os consumidores esperam de um serviço de transporte.

A inovação, suportada pela tecnologia, é a impulsionadora destas transformações que permitirão à CP criar serviços à medida das necessidades dos clientes e afirmar-se como a espinha dorsal de uma solução nacional de mobilidade integrada. 

Faz parte dos objetivos estratégicos da organização o desenvolvimento de um clima favorável à inovação e à transformação digital.

Alinhado com este desígnio, desde 2020 que a CP começou a desenvolver ações para implementar um Sistema de Gestão da Inovação, já tendo aprovada a Política de Gestão da Inovação e a Visão, Estratégia e Objetivos de Inovação.

Para fomentar este ambiente a CP tem vindo a colaborar com diversos parceiros institucionais, em que se destacam:

  • COTEC Associação Empresarial para a Inovação;
  • ANI Agência Nacional de Inovação;
  • AP2H2 Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio.

A CP também tem vindo a trabalhar com Startups e a desenvolver projetos que têm introduzido alterações quer ao serviço que prestamos, quer aos processos internos.

Alguns exemplos são:

  • Participação em 2020 no SOL Mobility - Smart Open Lisbon, em que CP encontrou Startups que estavam vocacionadas para apresentar soluções tecnologicamente inovadoras para melhoria de processos ou resolução de problemas relacionados com mobilidade urbana;
  • Fruto desta participação é o Chatbot que está implementado desde 2021 no website CP, facilitando a pesquisa e esclarecendo dúvidas aos Clientes;
  • Outro projeto é o DriveTrust, que ainda está em curso e que tem a Infraestruturas de Portugal como parceiro. O objetivo é a instalação de câmaras na frente dos comboios para captação de imagens, que servirão para identificação de objetos na via, como pedras, árvores, animais, pessoas, entre outros;
  • O projeto Contagem de Passageiros, é o desenvolvimento de uma solução in house que permitirá dar aos clientes da Linha de Sintra / Azambuja, através da APP CP, informação em tempo real sobre o grau de ocupação dos comboios. Perspetivando-se no futuro estender a mais serviços.