06-06-2022

Clientes com Necessidades Especiais

Valorizar e melhorar a jornada de viagem, para um comboio inclusivo.

A CP assumiu o compromisso de fornecer um serviço de mobilidade universal (SIM - Serviço Integrado de Mobilidade), que é um serviço gratuito, orientado para servir Clientes com Necessidades Especiais (CNE) e pode ser requisitado através de uma linha telefónica ou pelo preenchimento de um formulário online. Encontra-se disponível 24 horas, todos os dias do ano, tanto para informações, como para prestação do serviço.

Ao longo de 2021, a CP recebeu 1.284 pedidos de assistência no embarque e desembarque dos comboios, valor inferior ao do ano de 2019, o que se depreende seja por motivos relacionados com a pandemia. 

A CP mantém também, há largos anos, um protocolo com o INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, segundo o qual os CNE usufruem de condições especiais para aquisição de títulos de transporte. No ano de 2021, a CP assumiu o custo de 219.671 €  com o transporte destes Clientes, valor esse também mais baixo do que o registado em 2019, que pensamos seja pelas razões já referidas. A par deste acordo, a CP associa-se às celebrações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), oferecendo viagens a estes Clientes e respetivos acompanhantes.

Com o objetivo de reforçar a confiança destes clientes no serviço, a CP criou a figura do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais, cujas funções prioritárias são assessorar a Empresa em práticas que defendam e promovam a acessibilidade aos serviços da CP por todos os cidadãos com necessidades especiais, contribuindo para a inventariação dos obstáculos de acesso, e definindo prioridades na adoção de medidas que tornem a mobilidade um direito adquirido. O Senhor Tenente-Coronel António Neves é o Conselheiro da CP para os Clientes com Necessidades Especiais há 15 anos. 

A CP fundou ainda, em 2010, um Conselho Consultivo das Pessoas com Necessidades Especiais, que integra diversas Associações - ACAPO, ADFA, APD, APS, CNOD, Fundação LIGA, INR, IP e ANMP -, a par da presença do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais, com o objetivo de manter um diálogo permanente com quem efetivamente sente e tem presente as reais necessidades de mobilidade para estes Clientes.