01-03-2021

Ano Europeu do Transporte Ferroviário

O ano de 2021 foi eleito pela União Europeia como o Ano Europeu do Transporte Ferroviário.

Acompanhe aqui as iniciativas: http://www.euyearofrail.pt 

As vantagens comparativas do transporte ferroviário face aos demais modos de transporte são evidentes e elas não são apenas para turistas e passageiros. Também as empresas podem usufruir das imensas vantagens do transporte ferroviário, designadamente no transporte de grandes quantidades de mercadorias, libertando as estradas de centenas de camiões, mitigando de forma decisiva os custos externos.

É verde e sustentável, uma vez que grande parte da rede já é eletrificada e emite muito menos CO2 do que viagens equivalentes por estrada ou ar.

É responsável por apenas 0,4% das emissões de gases com efeito de estufa da UE, enquanto que todos os outros modos de transporte da UE são responsáveis por 25% das emissões totais da UE.

Além disso, é o único meio de transporte, que entre 1990-2017, reduziu consistentemente as suas emissões e consumo de energia, usando cada vez mais fontes de energia renováveis

É acessível, confortável, sendo o meio de transporte terrestre mais seguro e com menor incidência de acidentes fatais.

O transporte ferroviário liga a Europa e consegue unir-nos a todos, reforçando empresas e ligando as nossas economias, sendo uma das redes ferroviárias mais densas do mundo com cerca de 200 000 quilómetros.

Por estas razões se:

  • Quer mesmo fazer a sustentabilidade parte do seu modelo de negócio em 2021, descubra como viajar de comboio pode ajudar a sua empresa a tornar-se mais competitiva;

  • A sustentabilidade é uma prioridade para si, apanhe o comboio e comprometa-se a reduzir a sua pegada de carbono;

  • Achava que os caminhos de ferro eram coisa do passado, viaje connosco, cuide do planeta e deixe-nos mostrar-lhe o futuro.

Temos motivos para celebrar!

Participe  ativamente nas comemorações do Ano Europeu do Transporte Ferroviário e celebre-as a bordo dos nossos comboios!