Os bilhetes para os percursos urbanos são pré-carregados. Compre com antecedência numa bilheteira CP, Máquina de Venda Automática ou, no caso do Porto, num dos cerca de 800 agentes payshop.
Para os percursos urbanos de Lisboa e Porto é obrigatória a validação dos títulos de transporte, que deverá ser feita antes de transpor as zonas identificadas como de acesso restrito e antes de iniciar a sua viagem, sob pena de ser considerado passageiro sem título válido.
Nas estações com canais de acesso controlado, a validação deverá ser realizada na passagem dos respetivos canais. Nas estações sem canais de acesso controlado, para realizar a validação, deverá dirigir-se aos validadores existentes na estação.
A validação nos validadores e/ou canais de acesso, é simples, basta:
- aproximar o título de transporte ao local da validação, sem o movimentar;
- aguardar que a luz verde acenda e surja a mensagem da validação concluída;
- na rede dos comboios Urbanos do Porto, o utilizador da App anda deve aproximar o telemóvel ao validador, mantendo-o imóvel a 2 ou 3 cm de distância, até que seja emitida uma luz verde, verificando de seguida se no ecrã surge a notificação de "viagem iniciada", uma vez que, com a app Anda, não é possível efetuar a bordo do comboio, a validação da viagem.
Se precisar de apoio, nos canais de acesso das estações (onde estes existam), existe um botão de ajuda nas Máquinas de Venda Automática, que pode ser utilizado sempre que precisar de informação.
Sempre que no local de embarque não exista nenhuma bilheteira em funcionamento e qualquer meio de validação, é obrigatório dirigir-se ao Colaborador da CP imediatamente após embarque para solicitar a validação do título de transporte, sob pena de ser sancionado com uma coima de valor mínimo, correspondente a 120 € e valor máximo de 350 € - Lei 28/2006 de 4 de julho.
Contamos com a sua colaboração.