Património da UNESCO – Sintra
Uma viagem de comboio até à “Capital do Romantismo”
Para o escritor Virgílio Ferreira, “Sintra é o único lugar do país em que a História se fez jardim”. Eça de Queiroz acrescenta que “Tudo em Sintra é divino, não há cantinho que não seja um poema”. Muitos outros escritores portugueses e estrangeiros referiram-se a este belo lugar de modo muito próprio. Hans Christian Andersen, escreveu: "Todo o caminho da serra é um jardim, onde natureza e arte maravilhosamente se combinam, o mais belo passeio que se pode imaginar".
A vila de Sintra, conhecida em tempos longínquos por "Serra da Lua", em 1995 viu a sua Paisagem Cultural ser classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, valorizando o seu valor universal no pioneirismo do paisagismo Romântico.
Da Paisagem Cultural fazem parte a Arquitetura Religiosa e Militar, Monumentos e Vestígios Arqueológicos, Parques e Manchas Florestais como os parques da Pena e de Monserrate, o Centro Histórico e a Arquitetura Áulica, através de património como o Palácio da Pena ou a Quinta da Regaleira.
Visitar Sintra é visitar um lugar repleto de histórias, com uma gastronomia ímpar que vai desde o vinho de Colares e leitão de Negrais até às queijadas e os travesseiros.