O Ramal de Tomar
Inaugurado em setembro de 1928.
O Ramal de Tomar é uma ligação ferroviária de via única eletrificada com 14,7 quilómetros de extensão, servida por duas estações e quatro apeadeiros, que assegura a interligação entre a Cidade de Tomar com a Linha do Norte na Estação da Lamarosa, Concelho de Torres Novas. A sua construção teve como objetivo romper o isolamento regional dado que, à época, a mobilidade dependia de fracas estradas e da navegação fluvial através do Rio Tejo. Os trabalhos ficaram a cargo da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses e iniciaram-se em 1925.
Inaugurado no dia 24 de setembro de 1928, com a denominação de Caminho de Ferro de Lamarosa a Tomar, a efeméride contou com a participação de diversas entidades governamentais, civis e militares, bem como representantes da CP e das autoridades locais. O comboio inaugural partiu da Estação do Rossio, em Lisboa, por voltas das 09h50 chegando a Tomar às 12h00. Com o intuito de reforçar a importância deste acontecimento, foi também organizado um serviço especial para que quem, de fora da região, quisesse assistir e fazer parte da cerimónia.
A partir dos anos 50, o Ramal de Tomar foi alvo de uma profunda melhoria nos serviços, nomeadamente em termos de conforto, com a introdução de material circulante automotor diesel novo. Duas décadas depois, com a introdução de comboios formados por máquina diesel mais carruagens, foi possível aumentar ainda mais o nível do conforto e o número de circulações em direção a Tomar. Em novembro de 1976, com a conclusão da eletrificação desta ligação regional, dá-se a substituição da tração diesel por comboios elétricos. Nos anos que se seguiram, foram estabelecidas as ligações diretas de Lisboa a Tomar e vice-versa.
Além da circulação e exploração de comboios de passageiros esta ligação ferroviária também tinha serviço de mercadorias. Durante vários anos foram transportados diversos produtos locais e regionais. No entanto, na década de 70, este serviço era já muito residual tendo sido posteriormente extinto.
Tomar e o seu ramal têm desde muito cedo um papel de destaque no turismo ferroviário. A cidade foi o primeiro destino dos “Expressos Populares” da CP, iniciativa inaugurada a 6 de agosto de 1933 e, por ocasião da célebre “Festa dos Tabuleiros”, foram realizados vários comboios especiais.
A visita aquela que é considerada a “Cidade dos Templários”, outrora sede desta Ordem, remete para uma viagem na história e para um passeio interpretativo ao urbanismo de caráter medieval e ao seu centro histórico, bem como para conhecer toda a sua riqueza artística, materializada nos diversos museus e equipamentos culturais. Banhada pelo Rio Nabão, Tomar apresenta um património ímpar do qual se destaca o Castelo dos Templários – património Mundial da UNESCO desde 1983 -, o convento da Ordem de Cristo, as igrejas da Nossa Senhora da Conceição e de São João Baptista, a Sinagoga de Tomar e o Aqueduto dos Pegões. Destacam-se também os 39 hectares da Mata Nacional dos Sete Montes – o principal parque da cidade, que circunda as muralhas do castelo.
Atualmente, o Ramal de Tomar é servido pelos serviços Regional e InterRegional da CP.