As automotoras da série CP 9630

Ao serviço da Linha do Vouga.

As automotoras diesel de via estreita da série CP 9631 a 9637 entraram ao serviço dos Caminhos de Ferro Portugueses em 1991.

O processo de aquisição destes novos comboios representou mais um passo fundamental na modernização da frota de material circulante para a rede de via estreita, particularmente a da área do Grande Porto. Foram a última encomenda da CP de comboios novos para a rede de via métrica portuguesa. Construídas na antiga Sorefame na Amadora, as sete automotoras diesel eram formadas por duas caixas em aço inoxidável, com capacidade para 267 lugares.

Capazes de circularem a uma velocidade máxima de 90 km/h, os novos comboios da CP ficaram desde logo afetos ao depósito da Estação de Porto-Boavista, com o objetivo de reforçar a oferta na Linha do Porto à Póvoa de Varzim.

Este material circulante veio tecnicamente preparado para ser convertido para tração totalmente elétrica, através da substituição do motor diesel por um transformador ligado à rede elétrica (catenária). Esta medida teve em consideração o facto de no início dos anos 90, estar previsto uma eventual eletrificação da Linha do Porto à Póvoa de Varzim. No entanto, o projeto acabou por não se concretizar.

A presença destas automotoras diesel na área do Porto durou pouco mais do que uma década. Com o encerramento da Linha do Porto à Póvoa de Varzim, entre 2001 e 2002 para dar lugar ao atual Metro do Porto, a frota viu a sua área geográfica alterada tendo sido deslocalizada para a Linha do Vouga. Esta mudança contribuiu para melhorar o serviço nesta ligação regional e renovar a frota de material circulante automotor com unidades mais recentes.

Atualmente, a série CP 9630 assegura o serviço comercial na Linha Vouga.