10/03/2026

CP assina aditamento ao contrato com a Alstom‑DST

Mais 36 novas automotoras reforçam modernização da CP

A CP – Comboios de Portugal assinou hoje com o consórcio Alstom‑DST o aditamento ao contrato de compra de material circulante, que reforça o investimento em 318 milhões de euros e permite avançar com a aquisição de mais 36 automotoras elétricas para o serviço urbano.

Estas 36 novas unidades vêm reforçar as 117 automotoras já previstas no contrato‑base, que inclui 55 comboios destinados ao serviço regional e 62 ao serviço urbano, correspondendo a um investimento inicial de 746 milhões de euros. Para além do aumento da frota, o aditamento permite ainda antecipar a entrega da última automotora para 2031, encurtando o prazo anteriormente previsto, que apontava para 2033.

Os novos comboios, cuja chegada a Portugal está prevista começar em 2029, terão também produção nacional, uma vez que o contrato contempla a criação de uma oficina em Matosinhos. Esta infraestrutura irá gerar cerca de 300 postos de trabalho diretos, contribuindo para o desenvolvimento de competências profissionais e para o fortalecimento da indústria ferroviária no país.

Com o aditamento agora formalizado, o investimento global passa a 1.064 milhões de euros, reforçando de forma expressiva a capacidade e o processo de modernização da frota da Empresa. 

A CP prossegue o seu compromisso com uma mobilidade mais moderna, sustentável e inclusiva, reforçando a confiança dos cidadãos no transporte público e contribuindo para a coesão territorial e a transição climática.