40 anos do acidente de Alcafache
Cerimónia em memória das vítimas do maior acidente ferroviário de sempre em Portugal.
No dia 14 de setembro, realizou-se a cerimónia em memória das vítimas do maior acidente ferroviário de sempre em Portugal.
A cerimónia contou com a presença de inúmeras personalidades, entre as quais o General Ramalho Eanes, Presidente da República em 1985, a Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, o Presidente da CP, Pedro Moreira, o Administrador da CP, João Claro, autarcas da região e representantes de corporações de bombeiros.
Para assinalar os 40 anos deste acidente, foi inaugurada uma capela com a imagem de Nossa Senhora dos Emigrantes, no local onde ocorreu o acidente, e colocado um bogie, produzido nas oficinas do Entroncamento, oferecido pela CP como símbolo de representação da vida nos carris e de preservação da memória da ferrovia.
Na cerimónia, Carlos Ramos, um dos sobreviventes do acidente, testemunhou com bastante emoção os momentos vividos naquele dia. O General Ramalho Eanes fez questão de estar presente referindo a preocupação em manter viva a memória do acidente.
No final da cerimónia, D. António Luciano, Bispo de Viseu, celebrou uma missa, onde foi transmitida uma palavra de conforto aos sobreviventes e familiares das vítimas.
Crédito das fotos: Município de Alcafache