Clientes com Necessidades Especiais

Assumimos o compromisso de garantir ao CNE o acesso ao transporte ferroviário, nas estações e comboios que o permitam.

Criámos a figura do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais, com o objetivo de reforçar a confiança destes Clientes numa ótica de melhoria contínua dos serviços prestados pela empresa.

São funções prioritárias do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais, desempenhadas pelo Senhor Tenente Coronel António Neves, assessorar a empresa em práticas que defendam e promovam a acessibilidade aos serviços da CP por todos os cidadãos com necessidades especiais, contribuindo para a inventariação dos obstáculos de acesso e definindo prioridades na adoção de medidas que tornem a mobilidade um direito adquirido.

Contacte-nos:

apoiocliente@cp.pt
CP – Comboios de Portugal
Calçada do Duque, n.º 20
1249-109 Lisboa
Portugal

O SIM - Serviço Integrado de Mobilidade é um serviço orientado para servir Clientes com Necessidades Especiais (CNE), centralizado através de uma linha telefónica - (+351) 707 210 746 *(707 210 SIM) e encontra-se disponível 24 horas, todos os dias do ano, para informações bem como para prestação do serviço.

Através deste serviço, o Cliente com Necessidades Especiais poderá obter informações sobre o que temos para lhe oferecer, a nível de:

  • acessibilidade dos nossos comboios e estações;
  • acessibilidade a equipamentos;
  • condições comerciais;
  • outros serviços orientados para este Cliente;
  • outros pontos de informação ou envio de sugestões;
  • serviço de assistência no embarque, em viagem e no desembarque;
  • obter ajuda a planear a viagem, oferecendo-lhe as melhores condições de conforto e segurança;
  • solicitar assistência no embarque, durante a viagem e no desembarque.

* 0,10 €/min - rede fixa | 0,25 €/min - rede móvel + IVA. Chamadas a partir do estrangeiro têm o custo de uma chamada internacional.

Se precisar de informações sobre táxis adaptados em Lisboa ou no Porto, por favor consulte aqui.

O que é?
Trata-se de um acordo celebrado entre a CP – Comboios de Portugal e o INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. com o objetivo de minimizar as dificuldades de mobilidade dos Clientes com autonomia condicionada. Este acordo permite às pessoas portadoras de deficiência, com um grau igual ou superior a 80%, usufruir de um desconto de 75% sobre o valor da tarifa por inteiro, aquando da aquisição do título de transporte. Estes Clientes poderão ainda usufruir de um bilhete para acompanhante, emitido com um desconto de 25% sobre o valor da tarifa por inteiro, válido para o mesmo comboio, classe e percurso.

Em que serviços é válido?
O acordo é válido, em qualquer percurso, em Turística/2ª classe para Alfa Pendular e Intercidades, Regional, InterRegional e comboios urbanos. 

Como posso beneficiar deste acordo?
A prova da titularidade do título de transporte e do direito ao desconto é feita mediante a apresentação de documento oficial de identificação e do "Atestado de Incapacidade Médico Multiusos" ou do "Cartão de Deficiente das Forças Armadas ou fotocópias certificadas dos mesmos.

Para efeitos de aquisição de um bilhete com desconto de 25%, considera-se como acompanhante da pessoa com deficiência, qualquer cidadão que não possua qualquer tipo e grau de incapacidade limitativa da sua mobilidade.

Preços Alfa Pendular e Intercidades arredondados para os 50 cêntimos superiores.

Pontos de venda: Os bilhetes podem ser adquiridos através da Bilheteira Online, Linha de Atendimento ou Bilheteiras.

Observações:
Os benefícios deste acordo não abrangem a utilização gratuita de qualquer outro serviço.
Estes descontos não acumulam com qualquer outro desconto em vigor.