Museu Ferroviário de Lousado

Uma viagem ao passado que começou em 1875.

O Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado, tutelado pela Fundação Museu Nacional Ferroviário, e gerido em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, situa-se na estação ferroviária de Lousado, no entroncamento da Linha do Minho com a Linha de Guimarães, ocupando a totalidade do original complexo oficinal da Companhia dos Caminhos de Ferro de Guimarães (1883/1927) com cerca de 1400 m2.

O material, construído entre 1875 e 1965 é oriundo de oito companhias tendo sido adquirido em seis países com vários construtores.

O acervo do Museu inclui quatro locomotivas a vapor e a mais antiga locomotiva de via estreita em Portugal, construída em Inglaterra em 1874, que convive com a carruagem posto-médico, onde se homenageia Egas Moniz, médico ferroviário, galardoado com o Nobel da Medicina em 1949.

Serviços CP: Comboios Urbanos do Porto

Bilhete especial para grupos escolares com o preço único de 2,00 € por cada elemento do grupo que inclui:

  • Viagem de ida e volta em comboio urbano entre qualquer estação dos comboios urbanos do Porto e a Estação de Lousado;
  • Visita ao Núcleo Museológico de Lousado;
  • Atividades pedagógicas.

 Condições:

  • Preço válido para grupos, com o mínimo de 15 elementos;
  • As viagens podem ser efetuadas nos dias úteis (exceto entre as 7h00 e as 9h30 e entre as 17h00 e as 19h00) ou aos sábados, domingos e feriados em qualquer horário;
  • É necessário efetuar reserva antecipada junto do serviço de grupos dos comboios urbanos do Porto (mínimo 3 dias úteis);
  • Este preço só é aplicáveis no serviço regular - comboios urbanos, que constam no horário em vigor;
  • A reserva no Museu deve ser assegurada pelo Cliente.

Peddy Paper  "À descoberta do caminho-de-ferro" - Dá a conhecer o acervo do museu e a história dos caminhos de ferro de forma lúdica e divertida (45 minutos).

Aulas no Museu - O museu transforma-se em sala de aulas retratando, através do desenvolvimento dos caminhos de ferro, a Revolução Industrial e a história recente do nosso país (60 minutos).

Cinecarruagem - Vídeo e debate, fichas pedagógicas em torno da temática do filme e dos aspetos ligados à ferrovia abordados no respetivo filme;

Filme verde - Esta é uma das atividades de sensibilização e educação ambiental para melhoria comportamental, com incidência no público escolar desenvolvidas pelo CEAB – Centro de Estudos e Atividades Ambientais da Divisão de Ambiente do Município de Vila Nova de Famalicão (90 minutos);

Eco Atelier ferroviário - Sensibilização do público alvo para as questões ambientais e sobre o mundo dos caminhos de ferro construindo comboios originais, utilizando materiais sem utilidade aparente, como rolos de papel, caixas de cartão, caixas de ovos,.. de uma forma criativa, ecológica e lúdica (60 minutos).

Sensibilização à Cidadania e Segurança nos Transportes Públicos - Aborda a prevenção e a segurança nos transportes públicos bem como os comportamentos para uma cidadania plena, são noções para a construção de uma sociedade equilibrada e responsável.

Sensibilização para um Desenvolvimento Sustentável - Aborda a sensibilização para um desenvolvimento sustentável através de temáticas como “Viajar e poluir”; “Preservar a biodiversidade”; “Transportes para o futuro” e “História dos comboios”, são algumas das propostas.

De 3ª feira a 6ª feira das 10h00 às 17h30;

Sábado e domingo das 14h00 às 17h30.

O museu encerra nos dias 24, 25, 26 e 27 de dezembro.  

Viagem de Comboio

Serviço de Grupos dos comboios urbanos Porto

Telefone: 221 052 482 (Dias úteis das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h30)

Email: gruposcppt@cp.pt

Marcação da visita ao Museu e atividade pedagógica

Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado

Telefone: 252 492 139

Email: museuferroviario@vilanovadefamalicao.org e assuntosculturais@vilanovadefamalicao.org