Cartões recarregáveis - Viva Viagem

O cartão recarregável "Viva Viagem" é um suporte reutilizável, dotado de tecnologia sem contacto, que permite o acesso a diversos operadores de transporte na Área Metropolitana de Lisboa. Este cartão permite o carregamento de títulos simples e multiviagens de cada operador. Consulte aqui o aviso 

Serviços CP: Comboios Urbanos de Lisboa

  • Na CP o cartão "Viva Viagem" é suporte para os bilhetes.
  • É válido para um único titular em cada viagem.
  • Nas bilheteiras ou nas máquinas de venda automática poderá carregar várias viagens para utilização na CP, necessitando apenas de validar o cartão nos validadores ou canais de acesso, antes de cada viagem.
  • Este cartão permite carregar um único tipo de bilhete de cada vez, isto é, não é possível carregar novos bilhetes sem que o anterior esteja esgotado. Assim, se tiver, por exemplo, carregado um bilhete de 10 viagens do Metro, não poderá carregar em simultâneo um bilhete da CP até que essas viagens estejam esgotadas.
  • A validação de qualquer bilhete é obrigatória antes do embarque, nos validadores existentes nas estações ou nas portas de acesso.
  • Após a validação de um título carregado no cartão Viva Viagem, não devem ser efetuadas, no período de validade da viagem, outras operações com o referido cartão, nomeadamente a aquisição de novos títulos, uma vez que estas podem anular a validação anteriormente efetuada.
  • Os Clientes devem guardar o talão de carregamento até ao final de validade do bilhete adquirido.
  • Em todas as estações, o Cliente deverá adquirir, antes de embarcar, nas bilheteiras ou máquinas de venda automática, o título de transporte para percursos nas Linhas de Sintra, Cascais, Azambuja e Sado.

Não deite fora o cartão Viva Viagem, porque:

  • é recarregável. Guarde-o para voltar a carregar viagens;
  • tem a validade de 1 ano.

O cartão recarregável "Viva Viagem" tem um custo de 0,50 €, a juntar ao preço do bilhete adquirido, e tem a validade de 1 ano.

Durante o período de 1 ano após a venda, nós trocamos o cartão avariado por um novo, desde que:

  • comprove a aquisição do cartão na CP, mediante apresentação da fatura/recibo original;
  • o cartão avariado esteja em bom estado de conservação. 
Tempo máximo para fim da viagem. Nos 30 minutos finais só permite sair das estações.
Tempo de validade dos bilhetes
1 zona 1h00
2 zonas 1h30
3 zonas 2h00
4 zonas
5 zonas
6 zonas 2h30
7 zonas
8 zonas

 

Para clientes procedentes de estações da Linha de Sintra/Azambuja e Cascais, com destino a estações da Linha do Sado e vice-versa, a validade temporal é acrescida de 1 hora ao prazo indicado, exceto nos títulos: excesso de percurso e zapping. Na transição de uma linha da margem norte para a margem sul e vice-versa, sempre que possível, nas estações sem canais de acesso, aconselhamos que valide novamente o seu bilhete de modo a contabilizar a hora de acréscimo da viagem.

Nos excessos de percurso o tempo começa a contar a partir do momento da aquisição, dado que não necessita de validação.