Cartão Siga Assinatura

O Cartão Siga Assinatura é um cartão pessoal e intransmissível, dotado de tecnologia sem contacto, que permite o carregamento de títulos de assinatura e ocasionais.

Estes cartões permitem ainda:

  • A alteração do percurso sem emissão de novo cartão;
  • Carregamentos para dois meses consecutivos e para Origens e Destinos iguais ou diferentes;
  • Recuperar a assinatura, em caso de extravio do cartão, pagando apenas o valor da emissão do novo cartão.

Independentemente do tipo de Título, o Cliente deve validá-lo sempre que inicia uma nova viagem, exceto nas situações de transbordo. A validação deve ser efetuada com a antecedência máxima de 15 minutos, face à hora prevista de partida do comboio.

Serviços CP: Comboios Urbanos do Porto

O Cartão Siga Assinatura pode ser solicitado nas seguintes bilheteiras: Porto (São Bento), Porto (Campanhã), Ermesinde, Trofa, Famalicão, Nine, Braga, Guimarães, Recarei - Sobreira, Cête, Paredes, Penafiel, Caíde, Marco de Canaveses, Vila Nova de Gaia (Devesas), Espinho, Ovar, Estarreja e Aveiro.

  • Documentação geral:
    • Apresentação de Documento oficial de identificação: BI ou Cartão de Cidadão (cidadãos da UE) ou Carta de Condução (cidadãos nacionais) ou Passaporte ou Autorização de Residência ou fotocópia certificada dos mesmos;
    • fotografia recente, original, a cores, tipo passe, com fundo liso, de cabeça descoberta, sem óculos escuros – salvo em situações específicas devidamente fundamentadas.

O Cliente deve manter o seu título de transporte em boas condições de utilização e conservá-lo durante toda a viagem e até sair da estação.

A perda, inutilização, apreensão, extravio, ou renovação do cartão de assinatura não confere ao passageiro o direito a qualquer indemnização ou substituição gratuita.

No caso de perda, roubo ou extravio do cartão de assinatura, deverá dirigir-se no mais curto espaço de tempo a uma bilheteira, para que o cartão seja desativado e se proceda à emissão de novo cartão e à transferência da assinatura (não é possível recuperar os títulos ocasionais).

Esta operação implica o pagamento do custo do novo cartão.

Os cartões possuem no seu interior um circuito eletrónico, cujo bom funcionamento depende essencialmente de cuidados de conservação, pelo que deverão ser guardados cuidadosamente, nomeadamente através da não sujeição do cartão a: torção ou dobragem, altas ou baixas temperaturas, colagem ou descolagem de outros produtos que não o "selo de transporte", efeitos elétricos ou eletromagnéticos, raspagem, riscos ou salpicos.

O cartão tem uma garantia de 2 anos, a partir da data de emissão, contra avarias elétricas e defeitos de fabrico, pelo que a CP efetua a troca do Cartão Assinatura desde que se encontre em bom estado de conservação.

Se o cartão possuir títulos ocasionais e permitir a leitura do saldo existente, no leitor de cartões ou no caso de existir registo de validação nos últimos 15 minutos, a troca será realizada de imediato. Se não permitir a leitura do saldo existente e caso não exista qualquer registo de validação nos últimos 15 minutos, o saldo do cartão será transferido para outro, sete dias após o registo da anomalia no sistema.

Considera-se avariado o cartão que não funcione e não apresente qualquer dano visível, nomeadamente fissuras, cortes, chip descolado total ou parcialmente, dobras ou outros sinais de mau uso ou de uso indevido.

Fora destas situações ou terminado o prazo de garantia, a substituição do cartão será suportada pelo Cliente. 

Nota: preços em euros, com IVA incluído à taxa legal em vigor
Cartões Eletrónicos Valor
Cartão Assinatura Normal 6,00
Cartão Assinatura Jovem 6,00
Cartão Assinatura 4_18@escola.tp 3,00
Cartão Assinatura Sub23@superior.tp 3,00

Para premiar a sua fidelidade, estabelecemos acordos com várias entidades, no sentido de disponibilizar um conjunto de vantagens e descontos aos clientes portadores do cartão Siga Assinatura.