Cartão Siga

O Cartão Siga é um suporte reutilizável, dotado de tecnologia sem contacto, que permite o carregamento de títulos simples até ao máximo de 31 viagens que  podem ser utilizadas independentemente do sentido em que efetua a viagem.

É válido para um único titular em cada viagem e, de modo a incentivar o Cliente a preservar e conservar o cartão para futuras utilizações, tem um custo de 0,50 €. Este valor não é reembolsável.

Independentemente do tipo de Título, o Cliente deve validá-lo sempre que inicia uma nova viagem, exceto nas situações de transbordo. A validação deve ser efetuada com a antecedência máxima de 15 minutos, face à hora prevista de partida do comboio.

Serviços CP: Comboios Urbanos do Porto

O carregamento pode ser efetuado nas bilheteiras indicadas ou nas máquinas de venda automática.

Não deite fora o cartão Siga e conserve-o para futuras utilizações.

Este cartão permite carregar um único tipo de título e um percurso de cada vez, isto é, não é possível carregar novos títulos sem que o anterior esteja esgotado. Assim, se tiver, por exemplo, carregado um bilhete inteiro para o percurso Porto-São Bento/Ermesinde, não poderá carregar em simultâneo um meio bilhete para o mesmo percurso nem um título inteiro para um percurso diferente, até que essa viagem esteja esgotada.

O Cliente deve manter o seu título de transporte em boas condições de utilização e conservá-lo durante toda a viagem e até sair da estação.

Os cartões possuem no seu interior um circuito eletrónico, cujo bom funcionamento depende essencialmente de cuidados de conservação, pelo que deverão ser guardados cuidadosamente, nomeadamente através da não sujeição do cartão a: torção ou dobragem, altas ou baixas temperaturas, colagem ou descolagem de outros produtos que não o "selo de transporte", efeitos elétricos ou eletromagnéticos, raspagem, riscos ou salpicos. 

O cartão tem um prazo de garantia de dois anos a partir da data de emissão. Durante este período de garantia, a CP obriga-se a proceder à substituição gratuita dos cartões que deixem de funcionar por motivo de avaria.

Se o cartão permitir a leitura do saldo existente, no leitor de cartões, ou no caso de existir registo de validação nos últimos 15 minutos, a troca será realizada de imediato. Se o cartão não permitir a leitura do saldo existente e caso não exista qualquer registo de validação nos últimos 15 minutos, o saldo do cartão será transferido para outro, sete dias após o registo da anomalia no sistema.

Considera-se avariado o cartão que não funcione e não apresente qualquer dano visível, nomeadamente fissuras, cortes, chip descolado total ou parcialmente, dobras ou outros sinais de mau uso ou de uso indevido.

Fora destas situações ou terminado o prazo de garantia, a substituição do cartão será suportada pelo Cliente.