4_18 e SUB23

Os estudantes beneficiários do perfil 4_18, até aos 18 anos e sub23, até aos 23 anos, têm direito a 25% ou 60% de desconto sobre o preço de tarifa normal na compra de um passe para utilização na CP, em comboios urbanos (do Porto, de Coimbra e de Lisboa) e do serviço regional. Para além da CP, podes também viajar nos transportes públicos coletivos de passageiros, rodoviários e fluviais e ainda nos transportes urbanos dos municípios que estejam abrangidos pelo 4_18@escola.tp. e sub23@superior.tp.

Serviços CP: Comboios Urbanos de Lisboa | Comboios Urbanos do Porto | Comboios Urbanos de Coimbra | Regional e InterRegional

Estudantes até aos 18 anos não abrangidos pelo transporte escolar e que, cumulativamente, reúnam uma das seguintes condições:

  • estudantes beneficiários do Escalão A da Ação Social Escolar – desconto de 60% sobre o preço da assinatura normal, dos passes combinados e intermodais;
  • estudantes beneficiários do Escalão B da Ação Social Escolar - desconto de 25% sobre o preço da assinatura normal , dos passes combinados e intermodais;
  • estudantes que integrem agregados familiares cujo rendimento médio mensal não ultrapasse 1,2 vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS) - desconto de 25% sobre o preço da assinatura normal, dos passes combinados e intermodais;
  • menores de 6 anos, não inscritos num estabelecimento de ensino, se inseridos numa família cujo rendimento médio do agregado seja igual ou inferior a 1,2 vezes o valor do IAS - desconto de 25% sobre o preço da assinatura normal, dos passes combinados e intermodais.
  • Estudantes até aos 23 anos beneficiários da Ação Social no Ensino Superior - desconto de 60% sobre o preço da assinatura normal, dos passes combinados e intermodais.
  • Estudantes até aos 23 anos que integrem agregados familiares cujo rendimento médio mensal não ultrapasse 1,2 vezes o valor do IAS - desconto de 25% sobre o preço da assinatura normal, dos passes combinados e intermodais.

Estudantes do Ensino Básico, Secundário e do Ensino Superior:

  • declaração de matrícula emitida pelo estabelecimento de ensino, válida para o corrente ano letivo (descarrega os modelos: 4_18 e SUB23), que ateste se és beneficiário ou não do regime de Ação Social Escolar escalão "A" ou "B" ou do regime de Ação Social no Ensino Superior;
  • 1 fotografia original a cores tipo passe. Para os comboios urbanos de Coimbra, Regionais e InterRegionais, 2 fotografias;
  • Apresentação do documento de identificação: Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão, Passaporte ou Autorização de Residência;
  • preenchimento do Modelo de Requisição do Cartão, nos casos em que for necessário;
  • no caso de o rendimento médio do teu agregado familiar ser igual ou inferior a 1,2 vezes o valor do IAS, para além dos documentos mencionados, terás que apresentar:
    • requerimento de acesso ao escalão social + (descarrega o requerimento);
    • declaração de rendimentos e respetiva nota de liquidação, se aplicável, do ano em relação ao qual decorreu há menos tempo o termo do respetivo prazo de entrega, previsto no artigo 60.º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS);
    • declaração das entidades competentes do Ministério das Finanças que ateste a dispensa de apresentação da declaração de rendimentos dos sujeitos passivos do agregado familiar, quando aplicável;
    • esta declaração apenas será exigível caso os rendimentos auferidos não possam ser comprovados pela restante documentação aqui referida;
    • quando aplicável, declaração das entidades competentes do Ministério da Solidariedade e Segurança Social, que identifique os elementos do agregado familiar do requerente e a respetiva qualidade de beneficiário das prestações sociais referidas;
    • fotocópia do cartão de identificação fiscal.

Menores de 6 anos não inscritos num estabelecimento de ensino:

  • original e fotocópia de um recibo da água, luz ou telefone do encarregado de educação ou documento da Junta de Freguesia que comprove a residência do menor;
  • documentos atrás referidos, comprovativos do rendimento médio do agregado familiar.

Para os comboios urbanos de Lisboa e Porto, deverás dirigir-te aos pontos de venda.

Para os comboios urbanos de Coimbra, Regionais e InterRegionais, imprime e preenche o formulário antes de te dirigires ao ponto de venda.

Todos os documentos devem ser entregues, devidamente preenchidos, nos seguintes locais:

Comboios urbanos de Lisboa

  • Se fores novo Cliente, para a requisição do cartão, dirige-te a uma bilheteira CP dos comboios urbanos de Lisboa com a documentação necessária.
  • A partir do momento em que os documentos forem entregues, o teu cartão será emitido num prazo de 10 dias úteis.
  • Para renovações e alterações do perfil do teu cartão, dirige-te ao Gabinete de Apoio ao Cliente do Rossio ou do Cais do Sodré.

Comboios urbanos do Porto - bilheteiras da CP.

A partir do momento em que os documentos forem entregues o teu cartão será emitido.

Regionais e Comboios urbanos de Coimbra  - bilheteiras da CP

O cartão 4_18/SUB23 será válido por períodos máximos de 4 anos, até ao final do mês em que completares 19 anos (caso 4_18) ou 24 anos (caso SUB23).

Para teres acesso ao passe mensal 4_18/SUB23, terás de proceder ao carregamento no cartão ou à compra do título numa bilheteira da CP, mediante apresentação obrigatória do correspondente cartão 4_18@escola.tp ou SUB23@superior.tp.

Comboios urbanos de Lisboa

Notas: preços em euros, com IVA incluído à taxa legal em vigor; 1) Aplicável às assinaturas Jovem e assinaturas CP 4_18 - beneficiários do Escalão B da Ação Social Escolar e 4_18 e SUB23 - beneficiários cujo rendimento mensal do agregado familiar seja inferior a 1,2 vezes o IAS; 2) Aplicável às assinaturas CP 4_18 - beneficiários do Escalão A da Ação Social Escolar e SUB23 - beneficiários da Ação Social do Ensino Superior familiar seja inferior a 1,2 vezes o IAS.
Designação 25% desconto (1) 60% desconto (2)
Assinatura - 1 zona 21,45 11,45
Assinatura - 2 zonas 22,80 12,15
Assinatura - 3 zonas 31,35 16,70
Assinatura - 4 zonas 36,30 19,35
Assinatura - 5 zonas 41,25 22,00
Assinatura - 6 zonas 43,75 23,35
Assinatura - 7 zonas 47,75 25,45
Assinatura - 8 zonas 53,30 28,40

Comboios urbanos do Porto

Notas:
Preços em euros, com IVA incluído à taxa legal em vigor
Desconto 25% - 4_18 - beneficiários do Escalão B da Ação Social Escolar/4_18 e SUB23 - beneficiários cujo rendimento mensal do agregado familiar seja inferior a 1,2 vezes o IAS
Desconto 60% - 4_18 - beneficiários do Escalão A da Ação Social Escolar/SUB23 - beneficiários da Ação Social do Ensino Superior

 Zonas Desconto 25% Desconto 60%
1 e 2 24,15 12,90
3 29,35 15,65
4 34,50 18,40
5 39,70 21,15
6 44,85 23,90
7 49,15 26,20
8 54,35 29,00
9 59,50 31,75
10 64,70 34,50
11 69,85 37,25
12 74,20 39,55
13 79,35 42,30
14 84,55 45,10
15 89,70 47,85
16 94,90 50,60
17 99,20 52,90

Serviços  Regional, InterRegionalComboios Urbanos de Coimbra

Anualmente, a partir do início do novo ano letivo, terás de apresentar uma nova declaração do teu estabelecimento de ensino para voltares a ter direito à redução de 25% ou 60% na compra do teu passe.

Para os comboios urbanos de Lisboa:

Se continuares a ser beneficiário, dirige-te, com o teu cartão, a declaração de matrícula, que atesta que estás abrangido pela Ação Social Escolar (A ou B) ou pela Ação Social no Ensino Superior, ou, se aplicável, com os documentos relativos à prova do rendimento do agregado familiar, aos Gabinetes de Apoio ao Cliente, situados nas estações do Rossio ou do Cais do Sodré.

O horário de atendimento é das 9h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira.

Para os comboios urbanos do Porto:

Dirige-te, com o cartão, a declaração de matrícula válida para o novo ano letivo, que comprova que estás abrangido pela Ação Social Escolar ou pela Ação Social no Ensino Superior, e, se aplicável, os documentos relativos à prova do rendimento do agregado familiar, às bilheteiras dos urbanos do Porto e, a partir do momento da renovação, podes adquirir a tua assinatura.

Para os Regionais e comboios urbanos de Coimbra:

  • Se manténs o perfil de desconto (50% de desconto equivale aos 60%), manténs o mesmo cartão e deves fazer prova do benefício no início do ano escolar, com entrega dos respetivos documentos.
  • Se o perfil de desconto se alterar (de 25% para 60% ou vice-versa), podes solicitar a substituição gratuita do cartão, mediante o preenchimento do modelo de requisição e a entrega dos respetivos documentos.
  • Mesmo que a renovação seja solicitada no mês de setembro, em outubro terá que apresentar novamente a declaração de matrícula.

Dirige-te a qualquer bilheteira da CP e, na compra do título de transporte para o mês de setembro, apresenta o teu cartão, a declaração de matrícula válida para o ano letivo, que comprova que estás abrangido pela Ação Social Escolar ou pela Ação Social no Ensino Superior, e, se aplicável, os documentos relativos à prova do rendimento do agregado familiar.

Para os comboios urbanos do Porto, de Coimbra e Regionais:

Se deixares de ser beneficiário do cartão 4_18 ou SUB23, podes utilizar o mesmo cartão e adquirir o título de Assinatura Jovem, desde que, aquando da aquisição do título no mês de setembro, apresentes a declaração de matrícula tal como regulamentado.

Para os comboios urbanos de Lisboa:

Se tiveres um cartão Lisboa Viva 4_18 ou Sub23 emitido na CP podes adquirir a Assinatura Jovem e não precisas de fazer novo cartão. Basta que te dirijas ao Gabinete de Apoio ao Cliente do Rossio ou do Cais do Sodré para realizar a alteração do perfil do cartão. Esta operação apenas é valida para cartões Lisboa Viva emitidos na CP, não sendo possível a realização desta operação em cartões Lisboa Viva de outros operadores.

Informa-te na tua escola, nos pontos de venda da CP ou para mais informações consulta os sites oficiais 4_18 e SUB23.