Na Bilheteira Online pode adquirir o seu bilhete Alfa Pendular, Intercidades e complemento de viagem nos comboios Regionais e InterRegionais, com 60 dias de antecedência ou até 15 minutos antes da partida do comboio da sua estação de origem, e beneficiar de diversos descontos e promoções:

 Ida e volta

 Acordos comerciais
 Criança  Acordo CP/ACP
 Jovem  Cruz Vermelha Portuguesa
 Cartão Jovem  Compra antecipada
 Sénior  TrainSharing

 Acordos CP/Empresas                    

 Rail&Fly SATA

 Rail&fly Emirates

 

 

Sempre que utilizar os comboios Regional ou InterRegional em complemento aos comboios Alfa Pendular e Intercidades usufrui de um desconto de 65% sobre o preço das viagens realizadas nos serviços Regional ou InterRegional. Este desconto é aplicado apenas quando a viagem Regional ou InterRegional for adquirida conjuntamente e no mesmo título da viagem Alfa Pendular ou Intercidades e tem como limite máximo 25% do valor total da viagem. Caso opte por outro desconto aplicável também ao serviço Regional ou InterRegional, este substitui o desconto de 65%. O desconto nos serviços Regional ou InterRegional não acumula com qualquer outro, exceto o de ida e volta. 

Estão disponíveis em complemento à sua viagem, para aquisição online, os seguintes produtos ou serviços:

Para efetuar a compra tem de ser um cliente registado no myCP e pode utilizar os seguintes modos de pagamento: PayPal (usando a sua conta ou pagando com o seu cartão, sem necessidade de pré-registo), cartão de crédito, cartão de débito (Visa ou MasterCard  que possua código de segurança no verso do cartão).

Termos e Condições da Bilheteira Online

Após aquisição, pode consultar o PDF e/ou SMS (caso tenha solicitado) e ainda na área dos Bilhetes do myCP  que inclui todos os dados necessários à realização da viagem. Os bilhetes são pessoais e intransmissíveis e são válidos apenas para o(s) dia(s) e comboio(s) nele mencionado(s).

No comboio terá de fazer prova da sua identidade através do documento de identificação mencionado no ato da compra. Caso seja titular de bilhete com desconto, tem obrigação de apresentar documento válido que lhe confere esse direito (no caso de desconto etário será aceite a apresentação de cópia certificada do mesmo). Em ambas as situações, bem como se apresentar um bilhete que já tenha sido objeto de troca ou de reembolso, considera-se o título de transporte não válido, sendo o seu titular punido com a respetiva coima (Lei n.º 28/06 de 4 de julho).

Para efeitos fiscais, o bilhete em PDF serve de recibo. Se não preencher os campos Nome/Entidade e NIF, nos dados do bilhete para efeitos fiscais, o seu bilhete será emitido por defeito com o NIF "Consumidor Final". Após a emissão do bilhete, não é possível a alteração ou correção destes dados.

Os Clientes que adquirirem bilhetes com destino ou origem em Porto-Campanhã, Coimbra-B e Lisboa Oriente, para se deslocarem  entre estas estações e as de Porto São Bento, Coimbra Cidade, Lisboa Santa Apolónia, Areeiro, Entrecampos e Sete Rios, podem utilizar gratuitamente os comboios urbanos do Porto, Coimbra ou Lisboa, respetivamente. Os Clientes que efetuem viagens no eixo Lisboa/Faro/Lisboa, com origem ou destino na estação de Pinhal Novo, podem utilizar os comboios urbanos de Lisboa em todo o percurso da Linha do Sado.
Nestas situações, os bilhetes só são válidos para os percursos referidos, durante a hora que antecede a partida do comboio e até uma hora, após a chegada do comboio.

Ao comprar na Bilheteira Online CP, com os modos de pagamento Visa e Mastercard, está a efetuar uma transação com 3-D Secure.

O protocolo 3-D Secure confere-lhe maiores níveis de segurança nas compras online uma vez que assegura, no momento da transação, que é o responsável pelo pagamento e legítimo titular do cartão que está a ser utilizado na compra online.

Na fase de pagamento é apresentado um formulário do banco onde deve introduzir os dados do cartão bancário e as credenciais de autenticação, que só o proprietário do referido cartão conhece.

A maioria dos bancos portugueses opta pelo envio de códigos por SMS aos seus clientes, para que estes possam autenticar a transação a efetuar.

Caso ainda não tenha associado o seu cartão bancário ao 3-D Secure, poderá ter a sua transação recusada com os modos de pagamento Visa e Mastercard.

Para aderir e saber qual o método de autenticação a utilizar nas suas compras online contacte o seu banco.

Até 30 minutos antes da partida do comboio da estação de origem do Cliente:

Nos 30 minutos após a aquisição pode alterar, uma vez, todas as condições de viagem.

  • Se houver valor a pagar - o valor pago na transação inicial será estornado para a conta do cartão utilizado e a nova transação debitada na conta do cartão que designar.
  • Se houver valor a receber - ser-lhe-á devolvida a diferença para a conta do cartão utilizado.

Após este período e até 30 minutos antes da partida da estação de origem do Cliente, é permitida uma revalidação da data e hora do comboio por viagem, mantendo a origem e o destino, online ou numa estação CP com serviço Alfa Pendular ou Intercidades.

  • Se houver valor a pagar - o valor pago na transação inicial será estornado para a conta do cartão utilizado e a nova transação debitada na conta do cartão que designar.
  • Se houver valor a receber - ser-lhe-á devolvida a diferença para a conta do cartão utilizado.

Qualquer destas operações é isenta de taxa de revalidação.

A alteração do nome do titular e/ou do respetivo documento de identificação não é considerada operação de revalidação, pelo que não implica qualquer pagamento, e permite realizar uma revalidação posteriormente.

Entre os 29 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do Cliente e até às 2 horas seguintes:

É possível realizar online ou na bilheteira da estação de origem do Cliente uma revalidação por transação.

Esta operação implica pagamento da taxa de revalidação (4€) e:

  • Se houver valor a pagar - o valor pago na transação inicial será estornado para a conta do cartão utilizado e a nova transação debitada na conta do cartão que designar.
  • Se houver valor a receber - ser-lhe-á devolvida a diferença para a conta do cartão utilizado.

No pedido de revalidação do bilhete, na bilheteira, é obrigatória a apresentação do bilhete em papel, bem como do documento de identificação mencionado no bilhete. 

Para bilhetes parcialmente revalidados na bilheteira, a revalidação do restante trajeto terá de ser efetuado também na bilheteira. 

Após estes prazos, não são aceites pedidos de revalidação.

Tal como no processo de aquisição, mantém-se, para a revalidação, o prazo de 60 dias de antecedência, em relação à data da viagem.

Até 30 minutos antes da partida da estação de origem do Cliente:

Caso não utilize o título de transporte, pode solicitar o pedido de reembolso online ou em qualquer bilheteira com serviço Alfa Pendular e Intercidades.

Esta operação implica a dedução da taxa de reembolso de 4€.

Entre os 29 minutos que antecedem a partida da estação de origem do Cliente e até às 2 horas seguintes:

Caso não utilize o título de transporte, pode solicitar o pedido de reembolso na bilheteira da estação de origem da sua viagem.

O valor a reembolsar corresponde a 50% do valor do(s) bilhete(s), sujeito ao mínimo da taxa de reembolso.

Após estes prazos, não são aceites pedidos de reembolso.

O valor a devolver, em qualquer dos casos anteriores, será posteriormente estornado para a conta do cartão utilizado na aquisição.

No pedido de reembolso na bilheteira, é obrigatória a apresentação do bilhete em papel, bem como do documento de identificação mencionado no bilhete.

Não é possível o reembolso parcial de um bilhete de ida e volta.

Não são reembolsáveis os bilhetes:

  • já revalidados;
  • comprados com o desconto de compra antecipada ou ao abrigo da promoção TrainSharing;
  • de ida e volta, em que uma das viagens inclua o desconto de compra antecipada.

Os bilhetes com tarifa promocional são válidos para todos os destinos, se adquiridos com 5, 8 ou mais dias de antecedência (incluindo o dia da compra e até ao limite de 60 dias), relativamente à data de realização da viagem.

O desconto é limitado ao número de lugares abrangidos pela tarifa promocional, disponibilizados em cada comboio, não sendo acumulável com outros em vigor.

A aquisição ou revalidação de bilhetes comprados com tarifa promocional só é garantida no final do processo de compra ou de alteração, respetivamente. O preço aplicado é apresentado em todos os passos da venda ou da revalidação, pelo que, caso não deseje prosseguir, por não lhe ter sido possível adquirir bilhete(s) antecipadamente, deverá cancelar o processo.

Na revalidação dos bilhetes com tarifa promocional, para poder usufruir novamente do desconto (limitado ao número de lugares com tarifa promocional disponibilizados em cada comboio), a nova data de realização da viagem terá de distar 5, 8 ou mais dias (incluindo o dia da compra e até ao limite de 60 dias), relativamente ao momento em que procede à sua revalidação. 

Os bilhetes comprados com tarifa promocional são revalidáveis mas não são reembolsáveis.

Não são reembolsáveis os bilhetes de ida e volta, em que uma das viagens inclua o desconto da tarifa promocional.

Os bilhetes com desconto TrainSharing são válidos apenas para viagens de ida e volta, realizadas às terças, quartas, e quintas-feiras, para todos os destinos, em qualquer classe.

O desconto não se aplica às terças-feiras, se segunda-feira for feriado oficial, e às quintas-feiras, se sexta-feira for feriado oficial.

Aplica-se a grupos de 3 ou 4 pessoas que viajem em conjunto, na ida e na volta, para o mesmo dia, comboio, classe e origem/destino, beneficiando de 40% ou 50% de desconto, respetivamente.

Os bilhetes TrainSharing não são revalidáveis nem reembolsáveis e não acumulam com outros descontos ou promoções.

Nos produtos CP/Zoo e CP/Yellow bus terá de imprimir o voucher para a utilização dos restantes serviços (entrada no Jardim Zoológico e acesso aos autocarros Yellow bus).