Uma visita a Guimarães

Até Guimarães, para uma visita à cidade portuguesa que nos enche de orgulho.

Se já gostava de viajar por Portugal em busca de história viva, agora com a viagem planeada para daqui há algumas semanas com o desconto do Bilhete Promo da CP, vai saber mesmo muito melhor.

Uma cidade onde apetece ficar, cheia de esplanadas e restaurantes, de lojas de artesanato e de bares e onde se respira História a cada passo e as gentes são simpáticas e acolhedoras. Uma viagem que pode começar de comboio e acabar de teleférico no Alto da Penha para uma vista geral da cidade. Imperdível será também uma vista ao emblemático Castelo de Guimarães, construído no século X, onde provavelmente terá nascido D. Afonso Henriques.

Serviços CP: Alfa Pendular | Intercidades | Comboios Urbanos do Porto

Para quem gosta de património o seu centro quinhentista e medieval é visita obrigatória. A aproximação à cidade, no comboio, vai-nos dando uma primeira ideia da cidade mas de forma alguma nos prepara para a beleza do que iremos encontrar. A partir da estação o melhor caminho para o centro é descer a Av. Afonso Henriques na direção da Praça do Toural e da Alameda de São Dâmaso. A meio desta avenida encontrará à direita o Centro Vila Flor e seus bonitos jardins, peça-chave da vida cultural da cidade. Uma sugestão é andar um pouco para o lado direito até à rua (junto a um dos passos da Paixão de Cristo) que dá acesso ao Largo da Oliveira.

Aqui se situava o Convento de Nossa Senhora da Oliveira, fundado pela condessa Mumadona no séc. X, de que subsistiram a igreja (onde a traça gótica substituiu a original, românica). Junto à igreja, o Padrão do Salado que comemora a vitória de portugueses e castelhanos sobre o reino mouro de Granada (outubro de 1339).

As casas com varandas de madeira que rodeiam a Praça de Santiago são notáveis e quase todas estão restauradas. Na vizinha rua de Santa Maria há edifícios maravilhosos como a Casa dos Valadares ou a Casa do Arco.

Numa cidade com tanto para ver, com tanta animação noturna e tantos e tão bons restaurantes regionais uma última sugestão: delicie-se com bucho ou rojões e guarde espaço para a doçaria conventual.

De Lisboa até Guimarães pode chegar de Intercidades. Os Comboios Urbanos do Porto asseguram ligações frequentes da cidade do Porto até à cidade-berço, se preferir ir de Alfa Pendulara até ao Porto. Consulte os horários.

Aproveite o desconto do Bilhete Promo.

Aproveite os descontos em parcerias estabelecidas com a CP e rentabilize a sua viagem:

Teleférico de Guimarães

O Berço da nação é a cidade perfeita para umas férias em família e para despertar o interesse das crianças para a nossa História de Portugal: "Tudo começou com uma Condessa chamada Mumadona Dias. No século X esta senhora decidiu fundar um mosteiro em Vimaranes. Vimaranes! Era assim que se chamava Guimarães naqueles tempos idos, isto é, há mais de mil anos atrás! Vimaranes fazia parte do Condado Portucalense e o Condado Portucalense fazia parte do Reino de Leão…"

Veja aqui um roteiro em Guimarães para ver e fazer com as crianças.

Mais sugestões para viagens com crianças em cpkids.cp.pt