Beja é cheia de vida

Uma cidade com extremo encanto com muito a mostrar e oferecer a quem a visita”. Por Inês Manuel.

A cidade de Beja, património histórico e de grande beleza paisagística conta com mais de 2500 anos de história. Outrora denominada Pax Julia, era a cidade mais importante da romanização. As ruas labirínticas que rodeiam o castelo contam uma história dos tempos passados, de amores e desamores e guerras e conquistas. Além do castelo, que se localiza no topo da cidade, é indispensável a visita e a subida à torre de Menagem, 40 metros de altura e uma vista de cortar a respiração, onde o sol chega mais perto da planície e o vento sopra mais forte. A conhecer há ainda igrejas, conventos e vários museus que revelam desde os achados arqueológicos dos romanos às belezas da contemporaneidade. Esta cidade é feita de pormenores, pormenores históricos e artísticos representados a cada esquina pelas janelas manuelinas, pelas arcadas e pelas portas das muralhas.

Beja é cheia de vida, até as fachadas das casas despertam emoções às gentes que por elas passam, os azulejos são marca da cidade. A começar na estação dos comboios, onde é possível ver um vasto painel de azulejaria, seguindo pelo centro da cidade, são imensas as cores e padrões de alegria. Além disso, o artesanato é aqui imponente: peles, cestaria, obras em madeira, cortiça e vime, sapatos, cerâmica e barros, são tesouros que esta cidade mantem e produz.

Embora pacata e tranquila, conta com um vasto leque de atividades culturais, mercados e festivais e feiras que mostram o melhor da cidade. Para os mais aventureiros sugiro um passeio de balão pelas planícies verdejantes, canoagem no rio Guadiana ou kartcross. 

Depois de tanto passeio e aventura, sabe bem provar esta cidade. Beja tem perfume de ervas aromáticas e sabe a enchidos de porco, a queijos de ovelha e a pão alentejano, isto banhada com os mais belos azeites dourados e vinhos da zona. Revela sabedorias do passado através da doçaria tradicional, os doces de amêndoas e ovos, as queijadas e os famosos porcos doces escondem segredos de receitas antigas preservadas.

O que não é segredo aqui, é o Cante Alentejano, muito bem representado nesta cidade por vários grupos corais. Estes marcam gerações e famílias inteiras e são um Bem Cultural Imaterial e retratam o Alentejo, a vida das suas gentes, o trabalho de campo, o amor e a fé. O cante não tem fronteiras e é o mais genuíno paraíso para todos os ouvidos, enche a alma de qualquer pessoa, sendo por isso indispensável de ouvir numa visita à cidade. Beja é uma cidade especial com muito por descobrir e experiencias únicas a ter e a viver. Venha visitá-la e tenha sempre um lugar à janela. 

Veja aqui as fotos que completam o roteiro.